Desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão
Os Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão tem como finalidade auxiliar técnicos, engenheiros e gerentes na tomada de decisão diante de ambientes complexos. Atuam onde a gama de dados a ser analisada é extensa, o tempo de resposta é curto e as planilhas tradicionais já não podem ajudar mais.
Em geral estes sistemas permitem responder questões como:
Sistemas para Simulação e Otimização de Processos.
Desenvolvemos sistemas computacionais que permitem tanto a modelagem e simulação de pequenos processos (estações de trabalho, células de produção, linhas de produção, etc.) como de toda uma empresa (plantas, hospitais, portos, warehouse, centros de distribuição, malhas ferroviárias e outros.).
A partir de interfaces de usuário simples é possível estudar a variação de demandas, produtos, recursos e equipamentos dentro de um ambiente virtual. Um modelo computacional de seu processo simula sua operação no tempo e, como resposta, fornece um relatório gráfico de desempenho com fácil manipulação que pode indicar:
Figura: Sistema Computacional utilizando Simulação de Eventos Discretos
Sistema para Automação e Controle de Operações.
Atualmente, apesar grande utilização dos sistemas ERP (SAP, Oracle, outros.), ainda se é possível encontrar dentro das empresas uma gama de processos que são operados e controlados por meio da manipulação de dados via planilhas eletrônicas.
Esta prática pode gerar problemas de padronização, maiores oportunidades de erro e utilização excessiva de recursos e tempo para a realização de operações essenciais como:
Monitoramento e Controle:
Planejamento Operacional:
Diante destas necessidades a MONTÉLO criou uma frente de atuação única que integra a inteligência de processos com a automação computacional de forma a fornecer sistemas customizados para a necessidade específica de seus clientes.
Metodologia de Solução:
Etapa 1 - Mapeamos todos os processos e operações que se pretende automatizar e/ou controlar identificando-se:
Como resultado desta primeira etapa apresentamos um mapa de processo detalhado em linguagem de fácil entendimento revisado e validado junto com o time da empresa. Essa atividade é geralmente realizada dentro da própria empresa por meio de visitas e entrevistas técnicas com os donos, usuários e clientes do processo.
Etapa 2- Realizamos um diagnóstico do processos mapeados com o intuito de identificar:
Como resultado desta segunda etapa um documento detalhado indicando todas as necessidades e requisitos técnicos para desenvolvimento do sistema, bem como ações de melhoria que permitiram a automação de um processo com desempenho ótimo.
Etapa 3 - Desenvolvimento do sistema, teste, implantação e treinamento.
Como resultado final, obtém-se um processo ótimo, automatizado e com seu time treinado para operá-lo.