Soluções

Manufatura

O perfeito entendimento e alinhamento entre Eficiência Operacional e Atendimento ao Cliente é essencial para garantir a rentabilidade de sistemas produtivos, principalmente em ambientes onde qualquer redução de custo representa um enorme ganho de competitividade.

A MONTÉLO trabalha com soluções que incrementam o desempenho de processos de manufatura provendo ferramentas e soluções que permitem dimensionar a melhor combinação de recursos, equipamentos, espaço, logística interna e infraestrutura para diferentes cenários de capacidade frente variações de demanda e diferentes mixes de produção.

Ao longo de anos de experiência em projetos realizados em diversos segmentos (eletrônico, automobilístico, metal mecânico, linha branca, transporte, transformação, químico, siderurgia, e outros) desenvolvemos uma metodologia única, robusta e enxuta que permite, em um ambiente virtual, analisar e testar diferentes estratégias e configurações de produção ou o desempenho de plantas inteiras mesmo antes de serem construídas.

Com uma abordagem do tipo "o que aconteceria se" podemos auxiliar os tomadores de decisão a solucionar questões complexas como:

  • Qual a capacidade de produção que devo ter para atender minha demanda?
  • Quais são os gargalos do meu processo?
  • Qual a melhor forma de sequenciamento e em que momento introduzir produtos ou pedidos em meu processo?
  • Quantas pessoas e recursos são necessários para realizar todas as atividades programadas?
  • Qual o melhor planejamento para a manutenção do processo de forma que este fique o maior tempo possível em operação?
  • Qual a melhor caminho para se realizar atividades, diminuindo esforços e aumentando produtividade?

Soluções - Serviços & Administração

A MONTÉLO fornece soluções que incrementam o desempenho de processos envolvidos nos mais diversos ramos empresariais do segmento de serviços, seja em áreas governamentais, financeiras – como agências bancárias, em call-centers, aeroportos, seguradoras, lazer – como estádios e ginásios, supermercados, dentre outros.

Dentre esses ramos podemos listar algumas aplicações como:

  • Desenho e implementação de Contact Centers
  • Desenho e implementação de Centros de Serviços Compartilhados
  • Reengenharia de Processos de Negócios
  • Modelagem de processos de front e back-office
  • Desenho e implementação de processos de negócios
  • Modelagem de recursos humanos

As soluções desenvolvidas habilitam as empresas, seus gerentes e administradores a definirem qualitativa e quantitativamente as melhores decisões sobre estratégias de atendimento ao cliente e aproveitamento dos recursos (humanos, tempo e infraestrutura).

Nossas metodologias e ferramentas permitem o entendimento do ambiente real de operação considerando uma multiplicidade de hipóteses, variabilidade de informação, a possibilidade de conflito de recursos e até a existência de interdependências complexas.

Da mesma maneira, o desenvolvimento de soluções é realizada, por meio da quali e quantificação de potenciais mudanças de processos e procedimentos que poderão determinar impactos. Esta capacidade analítica e de solução está disponível para avaliação de situações antes mesmo de comprometer recursos para a sua efetivação. Com nossas competências, metodologias e ferramentas você poderá analisar, desenvolver e atuar no nível Tático, Operacional e Estratégico de suas operações como, por exemplo:

Plataforma Estratégica

  • Desenvolver e definir o melhor processo sob os aspectos de SLA, qualidade e custos
  • Analisar previamente o impacto da implementação de um novo processo
  • Quantificar os recursos necessários ao cumprimento das demandas e serviços
  • Comparar melhores agendamentos e combinação de atividades operacionais
  • Desenvolver e comparar soluções para migração do estado atual para o futuro
  • Definir o melhor momento e quantidade para treinamento da força de trabalho
  • Quantificar a comparação entre soluções propostas para a gestão de estoques da cadeia de distribuição
  • Analisar o desempenho de lógicas para roteamento de sistemas de chamadas em centrais de atendimento
  • Analisar o desempenho de lógicas para roteamento de sistemas de chamadas em centrais de atendimento

Plataforma Tática

  • Analisar soluções para a redução do trabalho em níveis de processos e tempo de ciclo
  • Quantificar os recursos necessários ao cumprimento das demandas e serviços
  • Comparar melhores agendamentos e combinação de atividades operacionais
  • Desenvolver e comparar soluções para migração do estado atual para o futuro
  • Definir o melhor momento e quantidade para treinamento da força de trabalho
  • Quantificar a comparação entre soluções propostas para a gestão de estoques da cadeia de distribuição
  • Analisar o desempenho de lógicas para roteamento de sistemas de chamadas em centrais de atendimento

Plataforma Operacional

  • Analisar soluções para a redução do trabalho em níveis de processos e tempo de ciclo
  • Definir e quantificar quantas pessoas e em qual tempo serão necessárias para cumprir compromissos de desempenho
  • Estudar alternativas de suprimentos e recursos para responder às necessidades de lead-time
  • Encontrar e eliminar gargalos e obstáculos nos processos operacionais

Soluções - Portos e Marítimo

A MONTÉLO trabalha com soluções que incrementam o desempenho de processos envolvidos em portos, procedimentos portuários, terminais, docas, comportas e outros no segmento de infraestrutura e gestão de operações náuticas e marítimas tanto em projetos tipo greenfield ou brownfield.

Projetos nestes segmentos tipicamente devem ser refinados com visão de longo prazo. E, em operação, são confrontados com alterações de mercado ou estratégicas. Assim, neste ambiente, o perfeito entendimento das interações entre CAPEX (Capital Expenditures), OPEX (Operational Expenditures), Eficiência Operacional e Nível de Serviço é essencial para a obtenção de operações rentáveis. As metodologias e ferramentas da MONTÉLO são elementos chave para a análise e exploração de soluções e alternativas para as necessidades.

Nossas habilidades permitem a obtenção de análises detalhadas de cenários sem gerar um único ruído à operação real. Em função de nossa capacidade de levantar e ter todas as restrições em combinação com as variabilidades dos processos e operações temos habilidade de entender qualitativa e quantitativamente estes sistemas complexos.

Com a MONTÉLO como parceiro novas infraestruturas podem ser desenhadas com reduções substanciais dos riscos e infraestruturas atuais podem ser otimizadas maximizando seu desempenho.

Temos competências para responder a uma extensa gama de questões do tipo "e se". E, neste ambiente, desenvolver um sistema de suporte à tomada de decisões em nível estratégico, tático e operacional baseada em modelos virtuais de simulação de eventos discretos que possam responder à:

  • Como a variação de meus recursos (estocagem, tanques, transportadores, equipamentos de movimentação, guindastes, etc.) interagem entre si e como o desempenho do sistema é afetado por fatores externos (clima, manutenção, etc.)?
  • Qual será o desempenho futuro sob as condições de crescimento esperados?
  • Dentre os cenários de infraestrutura possíveis, quais serão os gargalos e limites de operação sob quais custos?
  • Sob quais condições e gargalos poderá ocorrer, e em que taxa, a demurrage em nosso ambiente?

Soluções - Logística, Transportes & Supply Chain

A MONTÉLO oferece soluções para a melhoria do desempenho dos processos logísticos existentes em empresas de transportes de materiais, companhias aéreas, transporte público, armazenagem e movimentação de cargas, operadores logísticos, portos, serviços de encomendas e distribuição, dentre outros. Aplicações típicas de soluções MONTÉLO são:

  • Análise e redesenho de malhas logísticas (network design strategy)
  • Operação de Warehouse
  • Analisar e otimizar a alocação de recursos de infraestrutura e espaços em armazéns
  • Planejamento de Frotas
  • Otimizar a movimentação de materiais
  • Planejar a logística interna de depósitos e armazéns
  • Quantificar fluxos de operações para otimizar turnos e efetivos
  • Planejar a localização e dimensionamento de centros de distribuição
  • Planejamento de aeroportos (air & landside)
  • Análise e otimização da movimentação de cargas e passageiros em aeroportos
  • Analisar e definir ações para impactos de atrasos de voos em sistemas de bagagem
  • Planejamento e otimização de logística offshore
  • Planejamento e otimização da manutenção de Frotas
  • Otimização de pontualidade e custos para transporte público
  • Otimizar o planejamento de transportes (rodoviário, aéreo, naval, ferroviário ou multimodal), frotas e operação logística

Nossas metodologias e ferramentas combinadas são capazes de auxiliar as empresas do setor a alcançarem melhor desempenho em suas operações por meio de interações tanto de níveis estratégicos, como táticos ou operacionais. Somos habilitados a suportar desde os planejamentos de operações logísticas (atuando na quantificação prévia de desempenho para otimização dos processos envolvidos) ao nível de detalhamento necessário a, por exemplo, definir rotinas otimizadas para o recebimento de materiais até sua entrega ao cliente final.

Soluções para o aumento da mobilidade e melhoria da infraestrutura

Sistemas logísticos e da cadeia de suprimentos sempre foram e continuam representando um grande desafio técnico, político e de investimentos tanto pelas complexidades como pela interdependência existente entre seus componentes. Tais operações requisitam um planejamento sistêmico, usualmente complexo, uma vez que eventuais ineficiências podem representar custos e riscos que são calculados na casa de milhões de reais.

Porém, a necessidade de economizar recursos no presente torna de fundamental importância a escolha adequada e correta dos investimentos em projetos para as áreas de movimentação e infraestrutura de transportes e logística.

Nós da MONTÉLO podemos auxiliar os atores nestas áreas a definir os melhores caminhos para seus investimentos – sejam governamentais ou privados.

Em específico, podemos analisar gargalos em sistemas de tráfego ou de cadeias de suprimentos e criar soluções alternativas de modo a possibilitar um único investimento ao longo do tempo analisado. Nossas atuações possíveis podem ser exemplificadas abaixo:

  • Análise multicenário de desenhos de rotas
  • Análise do impacto da adoção do transporte aquaviário em complemento ao rodoviário
  • Análise do impacto do layout para o desempenho do centro de distribuição
  • Otimização de áreas de estacionamento e espera
  • Definição de quantidade ótima de empilhadeiras, veículos e operadores necessários
  • Análise do impacto de faixas dedicadas a ônibus ou de alteração de prioridades na capacidade de vazão e congestionamento do tráfego
  • Análise de capacidade da infraestrutura atual frente ao crescimento estimado das cargas de tráfego
  • Identificação dos gargalos de operação e de impactos nas mudanças planejadas

Soluções - Saúde

A MONTÉLO oferece soluções para a melhoria do desempenho de processos no setor de saúde em: Hospitais, Clínicas, Centros cirúrgicos, Postos de atendimento, Postos de coleta de sangue, Prontos Socorro, Consultórios e Laboratórios médicos.

Devido à grande importância do serviço em hospitais e clínicas se tornam cada vez mais necessários trabalhos em melhoria com foco no aumento da satisfação dos clientes e na qualidade do trabalho realizado. Porém, grandes problemas ainda são vistos no setor hospitalar, sendo alguns dos principais desafios encontrados na área:

  • Baixa capacidade de atendimento em momentos de surtos de doenças
  • Demora na preparação de salas para realização de cirurgias
  • Baixa qualidade do atendimento e da triagem inicial
  • Falta de padronização no preenchimento de prontuários
  • Falta de materiais e medicamentos nas farmácias
  • Excesso de movimentação de pacientes e falta de identificações nos corredores e salas
  • Excesso de controles e documentos manuais atrasando o fluxo de informações
  • Falta de organização de documentos e salas
  • Falta de métodos e padrões de trabalho

Através de nossa metodologia, baseada na filosofia Lean e engenharia industrial, nos capacitamos para atender diversos tipos de problemas em diferentes setores e mercados, adaptando as ferramentas e conceitos também na área da saúde. As principais aplicações e resultados são:







  • Redução do tempo de setup de salas cirúrgicas
  • Otimização de área e melhor aproveitamento de leitos através de análise de fluxo e de agregação de valor
  • Redução de tempo e melhoria da qualidade no atendimento
  • Otimização de recursos (equipamentos, salas, funcionários)
  • Padronização, organização e estabelecimento de gestão de prontuários
  • Melhoria no fluxo de movimentação de pacientes (identificações visuais e 5S)
  • Redução de índice de reclamações
  • Criação de células de trabalho
  • Desenvolvimento de Sistemas: Gestão de processos de agendamento e autorização; Gestão de centro cirúrgico com painel eletrônico – mudança de salas, horários, informações dos pacientes, procedimentos cirúrgicos
  • Estoques: Controle de estoques nas farmácias e armazenagem de medicamentos, redução de índice de devolução de materiais hospitalares e medicamentos
  • Gestão da variação de demanda (surtos sazonais)
  • Desenvolvimento de indicadores e métricas
  • Quadro de gestão visual com plano de cuidados do paciente